Desde a criação da Fubica em 1950, pelos inventores Adolfo Dodô Nascimento e Osmar Álvares Macêdo, os saudosos Dodô e Osmar que desfilaram pela primeira vez nas ruas de Salvador tocando músicas da época. Assim nasceu o Trio Elétrico. E no carnaval de 2013 foi homenageada a “Guitarra Baiana”, importante instrumento da festa momesca.

Com o passar do tempo, o Carnaval da cidade de Salvador passou por diversas transformações, dentre elas: a ampliação dos circuitos alternativos; aumento do número de blocos carnavalescos; interesse nas coberturas midiáticas (televisiva, rádios, mídias sociais e outros). Além da compra e venda de abadás pelos foliões para participarem dos seus respectivos blocos. 

Neste contexto, no Carnaval de 2012 foi instituído o Circuito Mestre Bimba (Homenagem ao criador da Capoeira Regional), e oficializado pelo Conselho Municipal do Carnaval e Outras Festas Populares de Salvador (CONCAR), em 2015. 

O Circuito localiza-se na Rua do Norte (Final de Linha de Ônibus ao Sítio Caruano), S/N, no bairro do Nordeste de Amaralina, Salvador – Bahia. 
Reunião dos diretores de Blocos do Nordeste de Amaralina - 
"Diplomata de Amaralina". Val (In memoriam)



Em setembro do mesmo ano, foi criada a Associação dos Blocos Carnavalescos do Nordeste de Amaralina (ABCN). Entidade jurídica, sem fins lucrativos, com objetivo de Promover o Carnaval das Comunidades do Nordeste de Amaralina, Santa Cruz, Vale das Pedrinhas, Chapada do Rio Vermelho e adjacências. 

Carnaval 2012, Nordeste de Amaralina - foto: internet
A referida Associação coordena mais de  50 (cinquenta) entidades carnavalescas da Região, que representam diversos seguimentos, a saber: blocos de travestidos, de samba, infantis, afro, de capoeira, de mulheres, de afoxé, de quebradeiras, de pagode, pessoas idosas, com deficiência dentre outros.



A música "Mãe Yemanjá" é de autoria de Djalma Santos, morador 
da Região do Nordeste de Amaralina. Contato: (71) 98779-5986


Preparativo da Banda Nova Republica, Carnaval do Nordeste 2013





Legislativo Municipal de Salvador, Governo do Estado, COMCAR, 
ABRASEL, NordestEuSou, ABCN e CONCULT





Apresentação do Projeto do Carnaval do Nordeste de
Amaralina ao Vereador Cláudio Tinoco, Janeiro 2013 (foto internet)

Ubiraci Santos - Projetista e Educador Social - Currículo Lattes

Entrevista - Cultura - Turismo - Economia Criativa
 Correio da Bahia Online
Patrocínio: ISM
Bahia Notícias
Governo da Bahia (SERIN)
Audiência Pública Carnaval 2018



Painel na Casa do Carnaval, em Salvador